17 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos



A Bíblia, a História da Igreja, o SBT e o Maior Brasileiro de Todos os Tempos



Por Sylas Neves - 17.07.2012

Para quem é amante das Sagradas Escrituras, é quase impossível apontar apenas um texto como preferido, entretanto, apesar de amarmos loucamente todo o texto canônico, sempre existirá uma passagem bíblica que falará mais aos nossos corações.

Particularmente, mesmo já tendo lido por inúmeras vezes o capitulo onze do livro de Hebreus; ainda choro; fico arrepiado e impressionado com a descritiva bíblica da “galeria dos heróis da fé”. Confesso que ainda vibro, sou encorajado e faço coro com o escritor dizendo: (homens dos quais o mundo não era digno).

Sou apaixonado por este texto! Sem dúvidas é um de meus favoritos! E a paixão por histórias de vencedores, me levou a ter outra “paixão”: - ler biografias de homens que marcaram a história.

Como não estremecer com a biografia de Jesus Cristo? O carpinteiro de Nazaré que revolucionou a história. E o que dizer de Saulo de Tarso? Depois de Cristo, o maior pregador, apóstolo, missionário, teólogo e escritor de todos os tempos!

Ao ler a história dos primeiros séculos do cristianismo, como não ficar boquiaberto com a inteligência de Agostinho e tantos outros “pais da igreja?”.

Passando pelo período conhecido como REFORMA, como não admirar e até mesmo “invejar” a sabedoria de Calvino e a enorme importância de seus escritos?

Ao chegar nos avivalistas, como não amar e emocionar com a história de John Wesley. Um homem que segundo historiadores seculares respeitados, além de ser sido "a mente de maior influência" do seu século, livrou a Inglaterra do banho de sangue gerado pela Revolução Francesa iniciada dois anos antes de sua morte.

O que falar de Martyn Lloyd-Jones, o médico que abandonou a profissão para se tornar o maior pregador protestante do século XX; um homem que na visão de muitos foi uma das maiores mentes cristãs de todos os tempos.

Estou ciente de que nesta rápida seleção, deixei de fora homens e mulheres que foram notáveis e excepcionais, contudo, creio que os nomes que citei são indiscutíveis e fariam parte de qualquer lista de “maiores” daqueles que conhecem um pouco de História.

Na atualidade, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, está exibindo um programa cujo intuito é “mobilizar o país para responder a uma única pergunta: “ - Quem é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos?”.

Durante meses a pergunta esteve em aberto no site, com o objetivo de ultrapassar a marca de um milhão de votos, muita propaganda foi feita e uma grande expectativa foi criada em cima disso.

Finalmente, em julho de 2012, o SBT começou a exibir os resultados e a revelar os nomes escolhidos para a galeria dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos”.

Hoje, no momento em que escrevo estas linhas, apenas “60” nomes foram divulgados, entrementes, 40 nomes ainda serão “revelados”, entretanto, não preciso esperar o fechamento da lista para dizer alguns resultados oriundos desta pesquisa.

Primeiro, o resultado parcial já revela que a voz do povo, além de não ser a voz de Deus, é uma voz “mentirosa”, influenciada e “emburrecida”.

Segundo, a pesquisa comprova que o “brasileiro” realmente não sabe votar, além de ser um “analfabeto histórico, teológico, sociológico, etc”. Pois, o objetivo era eleger aqueles que fizeram mais pela nação, os que se destacaram pelo seu legado à sociedade.

Terceiro, diante de um resultado como este, definitivamente, não têm como me orgulhar por ser brasileiro! É brincadeira e até mesmo ridículo olhar a maioria dos nomes contidos na lista divulgada.

Não quero denegrir a imagem de ninguém, todavia, o fato de gostar de um cantor, jogador, lutador ou humorista, não faz deste um dos “maiores brasileiros de todos os tempos”.

Numa enquête feita perguntando: “O que leva alguém a ser considerado GRANDE?”; alguns artistas e apresentadores responderam: - caráter, coragem, espírito de luta, exemplo de vida e cidadania, atos que influenciam toda uma nação, idéias que influenciam multidões, etc.

Diante destas respostas, pergunto: como pode um “povo” eleger: Ana Paula Valadão, Romário, Joelma, Ronaldinho Gaúcho, Michel Telo, Claudia Leite, Ivete Sangalo, Lua Branco, Marcos do Palmeiras, Dedê do Vasco, Rogério Ceni, Tiririca, Luan Santana etc. para a galeria dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos?”.

Em quarto lugar, o resultado da pesquisa me ajuda a entender o porquê de ainda elegermos políticos como: Maluf, Demóstenes, Arruda, Lupi, dentre outros.

No próximo dia 18, o restante dos nomes será revelado, e pessoalmente, não me espantarei se ver entre os quarenta, nomes de ex-participantes de BBB’s, artistas de significâncias irrelevantes, jogadores baladeiros e com péssimo testemunho social, cantores que “explodiram” em virtude de uma única “música”, etc.

É lamentável, mas, o que dizer de um país que elege políticos como os nossos; que transforma em “celebridade” uma tal de “Luiza” que não estava no comercial; que têm o “ai seu te pego” como líder das paradas por várias semanas, que devolve Demóstenes torres ao cargo de promotor de justiça e que diante de um Cachoeira continua cantando “Para nossa alegria?”.

Absolutamente, no Brasil não se pode levar a sério uma pesquisa como esta.

2 comentários:

Unknown disse...

Como sempre o amigo Sylas Neves com uma visão do Reino, fazendo críticas, crônicas, comentários e observações dignas de aplausos. Neste caso, com destaque de muitos homens e mulheres que fizeram história e são lembrados pelo seus atos de impacto e que promoveram mudanças que refletem até os nossos dias, não por fama ou por serem queridinhos dos fãs, mas por serem voltados para o todo. O amigo Sylas é um destes que buscam algo mais para os homens e assim leva a mensagem das boas novas, pois, não é fama que muda, mas a PALAVRA, se assim os que a ouvem permitirem que suas mentes sejam renovadas. Gil.

sylasneves disse...

Olá Pr. Gil,

Agradeço pela participação!

Que o Soberano Deus nos conceda graça para protestarmos contra as "injustiças" sociais e/ outras no seio de nossa sociedade.

Sua participação é sempre bem vinda!

Abraço mano!