5 de dezembro de 2011

Quem tem ouvidos ouça! O que Macedo diz às igrejas!



No segundo domingo de novembro de 2011, os evangélicos e principalmente os “pentecostais”, foram ou sentiram-se “bombardeados” com uma “grande reportagem” exibida pelo canal de televisão do Sr. Edir Macedo.

Como já era de se esperar, os contra-ataques já começaram, e os ditos “grandes” e rotulados “porta-vozes” do movimento pentecostal brasileiro já arregaçaram as mangas contra-atacando o “bispo” e líder da IURD, portanto, mais uma vez uma das leis de Newton foi comprovada: para cada ação, existe uma reação!

Creio, que os ataques e contra-ataques apenas estão no começo, e que muito ainda estar por vir, a “caixa de maribondos” foi ferozmente atacada, o calcanhar “pentecostal” foi ferido, uma nova “guerra santa” começou e mais um dos sinais apocalípticos se evidenciou!

Como amante da Palavra, estudante incansável da teologia e apaixonado pela história da Igreja, principalmente do período patrístico; tenho um sonho que, infelizmente, sinto ser cada vez mais utópico! Sonho em presenciar um “Concilio Evangélico Brasileiro” onde os “grandes” líderes denominacionais, de maneira pacifica e, à luz das Sagradas Escrituras, debatam temas extremamente relevantes a fé cristã.

Entretanto, como jugo ser utópico! Tentarei, nas próximas linhas, descrever e relatar aos meus leitores o que penso sobre o assunto; ressaltando, porém, que a minha finalidade é demonstrar o que podemos extrair de positivo de tudo isso.

Primeiramente, gostaria de ratificar, publicamente, que este blog continua e, permitindo Deus, continuará tendo um caráter apologético. Portanto, como apologista, estou sujeito a críticas e objeções, no entanto, não tenho o menor interesse e nem a presunção de querer agradar a todos e coadunar com a maioria.

Lembro-me que recentemente um pastor, ironicamente, inquiriu-me se já havia colocado a “cabeça” no lugar? Para ele, a melhor opção, para um pregador itinerante como eu, era não tomar partido e me camuflar em todas as ocasiões!

A exemplo de Paulo e Martinho Lutero, digo para este e para quem quer que seja, continuarei defendendo o Evangelho e expondo as minhas idéias, procurando sempre nexo com as Santas Escrituras.

Quanto à reportagem exibida pelo canal de Edir Macedo, deixando de lados os reais interesses e os agentes motivacionais que o levaram a fazer tal coisa, creio que nós, “pentecostais” podemos extrair algo de muito útil em tudo isto.

Não quero entrar no mérito se a reportagem, entenda-se denúncia, foi exibida de maneira correta ou não, todavia, creio que a mesma veio em boa hora, pois, a cada dia que passa as histerias e os modismos “evangélicos” estão se alastrando pelo mundo afora.

Por mais de uma década, tenho pregado a Palavra de Deus e testemunhado as suas maravilhas por inúmeras denominações brasileiras. Neste período, tive por lema não recusar nenhum convite, independente da placa, do tamanho ou do rótulo (tradicional, pentecostal, etc), entretanto, por inúmeras vezes, ao findar de uma reunião, senti-me comovido em mim mesmo, como Paulo em Atenas, ao ver as denominações entregues a modismos e supertições de todos os tipos.

Já ministrei em “cultos” onde a “unção do riso”, chamada por eles de “batismo da alegria” foi mais destacada do que a exposição da Palavra. Preguei em cultos onde a “unção do cachorrinho” se fez presente; sinceramente, foi deplorável ver as diaconisas engatinharem como cão e uivarem como lobos.

Participei de uma campanha onde a “unção da escova de dente” foi implantada e sob a ordem da liderança, os “supersticiosos” deveriam levar a escova para aqueles que falam palavrões e proferem maldições. Não posso me esquecer da “unção do palito de picolé” onde fomos orientados a quebrar o palito, depois de determinarmos, por meio de “orações” que Deus transferisse para o mesmo todas as nossas doenças e maldições hereditárias.

Em uma cidade do interior de Minas e também em duas denominações na capital, presenciei a “unção da bacia” que após a oração “transformou-se” no tanque de Betesda, onde os “fiéis” enfileirados, alguns portando a “unção do celular” e outros a “unção do helicóptero”, preparam-se para tocar na água e receberem a benção.

Infelizmente o “cair no Espírito”, os modismos e as invencionices “pentecostais e neopentecostais” são inúmeras e impossíveis de se relatar todas, mas, o pior de tudo é ouvir que todas essas coisas são oriundas do Espírito Santo.

Francamente, creio que os lideres denominacionais deveriam ler e meditar mais na primeira carta de Paulo aos Coríntios, principalmente, quando ele fala da ordem no culto. Estaria Paulo equivocado? Será que Paulo queria inibir a ação do Espírito no seio da Igreja? Será que essa ordem no culto restringiu-se apenas para a igreja em Coríntios?

Não acredito que todo “cair” seja errado, contudo, há muita meninice em nosso meio! Há muitos charlatões usando técnicas de hipnose para ludibriar e derrubar o povo! Há muitas “campanhas” onde o intuito é apenas impressionar e arrancar dinheiro! Há muita coisa errada sendo atribuída ao Espírito Santo de Deus!

É necessário voltarmos às Escrituras! Precisamos ponderar e pensar na hipótese de Deus está usando o Macedo para trazer uma alerta a Igreja Evangélica Brasileira. Sem dúvidas, precisamos de cultos mais racionais e não de encontros sensacionalistas. Particularmente, gosto muito e não pretendo sair do pentecostalismo, mas, reprovo veementemente o sensacionalismo e os modismos no “seio da igreja”.

Estou ciente que muitos “líderes” ao lerem este artigo, poderão me fechar as suas “portas denominacionais”, no entanto, a exemplo de Paulo reitero que importa mais agradar a Deus do que aos homens!

Que a graça de Deus superabunde em nossas vidas!

14 comentários:

Pr. Luiz Fernando disse...

Parabéns Pr. Sylas pela sua abordagem equilibrada do tema. Acredito que alguma coisa deveria ser feita sobre o assunto e foi.
Um forte abraço
Em Cristo

hugoorocha disse...

Pr. Sylas, adorei ler o seu comentário sobre o referido tema.
Concordo plenamente com o senhor quando diz que a igreja pentecostal está cheia de modismos, e precisamos atentar mais para o que Paulo disse, sobre realizarmos cultos racionais. Tem pessoas que pulam, gritam, sapateiam, e quando as indagamos sobre o que aconteceu, dizem que não se lembram porque estavam "no espírito". Onde está a racionalidade nisto aí?
Deus continue abençoando grandemente sua vida e ministério pastor!
Abraços!

livros São Gabriel - Anhunti disse...

Olá Pastor, ótimo texto, só não sei o que o tio edir falou e a sua refutação sobre o que ele disse. Mas é um absurdo o que está acontecendo, mas isso não vai mudar, pode ao menos reduzir. A Santa Igreja Católico, comete absurdos a 2000 anos. Graças a Deus não é ela, mas alguns "lobos vestidos de cordeiros". Graças a Deus a hierarquia (lê-se Magistério) tenta sempre condenar os excessos (quando ela não os cometeu no passado). No caso dos evangêlicos a "hierarquia" não existindo, o problema se tornar maior. abs! Hugo

Unknown disse...

Pr Sylas, é vergonhoso o que estamos vendo na atualidade, a busca de poder, tem levado muitos homens a brincar com as coisas de Deus.

Porém a Bíblia diz em ll Pd 2:17 que para estes a escuridão das trevas se reserva.

Fique na paz e que Deus te abençoe.

Reinaldo Carlos da Silva disse...

urgente, urgentíssima!
Será votada nesta quinta 08/12/2011 o plc 122/o6,
proteste, envie emails para os senadores não aprovar esta lei do inferno!

Eli disse...

Pr. Sylas,
Realmente, precisamos ficar atentos a esses movimentos "sensacionalistas", pois estão entrando e muito rápido em nossas igrejas.
O pouco que sei sobre as Escrituras Sagradas, a Bíblia, entendo que DEUS usa quem ele quer e da maneira que quiser. Ainda não tive o privilégio de ser "batizado no Espírito Santo", mas acredito firmemente que é uma unção especial que Deus tem para nos dar e que ainda estou buscando. Temos que realmente nos cobrir de orações e pedir sempre para DEUS nos orientar em todas nossas ações e reações. Particularmente, não sou a favor da IURD, pois praticam ações também "duvidosas" e questionáveis, mas esta reportagem deles foi muito bem feita. Que DEUS em Cristo nos abençoe, ilumine nossa mente, afim de que possamos entender e compreender o seu real interesse em nossas vidas!
Direto de SP, um grande abraço de seu irmão em Cristo, ELI e Esposa.

Capelão Wagner disse...

Shalom ADonai !bendito seja !Pastor Sylas Recentemente ouve em israel um concílio para a aceitação dos yehudim
(Judeus) convertidos ao senhor YESHUA,fossem aceitos nas igrejas de Cristo falo de (autenticas igrejas )
sem deixarem de serem Judeus .Bom eu lhe explicarei comendo uma pizza em um outro momento.Mas Concílio no Brasil seria muito interessante mas não temos como no exemplo acima o mesmo interesse em seguir a YESHUA(JESUS)
amamos o TITULO ,A PLACA,NAO GOSTAMOS DE MENSAGENS VERDADEIRAS E DEPOIMENTOS COMO ESTES DO SENHOR gostamos de ser cachorrinhos e prósperos e fazer campanhas, pagar carnes ,gostamos de trindade kkkkk,unçao da leoa ,gostamos de rede (Lobo),grande irmão ,novelas, Bíblia da mulher,da criança ,da prosperidade,das finanças,dos 100 anos ,152 anos,gostamos de Lutero que queimou Judeus e suas sinagogas ,gostamos de beijar a mao do Papa da igreja Católica ou Evangélica,gostamos de sair do corpo como os espiritas ,gostamos de regressão espiritual ,gostamos de negar as escrituras,gostamos
de dinheiro de dar dízimos kkkkk ,gostamos de ser (mornos ), gostamos de ser amigos deste mundo,gostamos de discutir quando será o arrebatamento antes, depois, no meio acreditamos em Dispensações
kkkkkkkkkkkkkkkk ,somos inimigos de Rosh Sha'ul (PAULO), MAS existe um remanescente ...VAI ficar pior
mas continue levantando a bandeira
do evangelho

sylasneves disse...

Pr. Luís Fernando,

Mais uma vez agradeço pela participação e pelo comentário. Infelizmente, creio que muita coisa ainda deve ser feita, contudo, a primazia seria voltarmos às Escrituras.

Abraços......

sylasneves disse...

Olá Hugo,

Agradeço pela participação e pelo comentário.

Sua pergunta: Onde está a racionalidade nisto aí? Levou-me a recordar um livro do falecido John Stott "Crer é também pensar"! Sabe-se que o justo vive da fé, não da razão, todavia, essa fé não pode ser cega, mas, deve estar alicerçada na Palavra.

Um forte abraço.

sylasneves disse...

Shalom Wagner,

Grato pela participação!

Concordo em muita coisa com vc, entretanto, tenho que discordar de algumas coisas, principalmente, no que tange a trindade e a Lutero. Todavia, exporei as minhas razões quando vc pagar aquela pizza ou aquele macarrão! kkkkk

Abraços.....

sylasneves disse...

Olá Hugo,

Como vai o Sebo São Gabriel? Espero que bem!

Quanto ao seu comentário, agradeço! Entretanto, creio que as aberrações não serão nem reduzidas, pois, as Escrituras testificam que nos últimos tempos haveriam dias difíceis! Cabe a "nós" agarrarmos as Santas Palavras de Deus e perseverarmos até o fim!

Abraços........
Obs. Em breve gostaria de dar uma passadinha ai, para ver o que tens de bom!

sylasneves disse...

Elias Domingos,

Graça e Paz sobre sua vida!

Concordo plenamente com vc! A busca pelo poder realmente tem levado muitos homens a brincar com as coisas de Deus.

Fique também com a Paz!

sylasneves disse...

Irmão Eli e esposa,

Que o Soberano Deus possa continuar vos abençoando!

Quanto a não ser ainda batizado com o Espírito Santo, creio que se trata apenas do seu ponto de vista, todavia, creio ser este um assunto para as próximas postagem.

Quanto a reportagem, jugo servir apenas de alerta! Não sou e nem pretendo ser a ADMIRADOR da IURD e do Macedo.

Capelão Wagner disse...

Shalom amado Pastor e amigo Sylas
Tem mais uma coisa que gostamos de acreditar que 1* temos que ser diácono,2* presbítero3*evangelista4*pastor5*pastor Presidente ,gostamos de réteteté´,
gostamos de chamar Yeshua (Jesus) de rosa de saron kkkkkkkk ,andar e desfilar com uma falsa réplica da Arca kkkkkikkkkkkk,gostamos de 06dias de vitória para seis meses sem lutas kkkkkkk ,gostamos das revistas da crae kkkkkkescola dominical cheia de ...ore por nós pastor para que levante no nosso meio pessoas que ensinem a verdade não gente que nos ensina que devamos queimar outras pessoas ,ou um D-us =três leiamos juntos devarim 6;4 SH'MA YISRA'EL! OUÇA(ESCUTE 1*)ADONAI ELOHEINU O SENHOR NOSSO D-US,ADONAI ECHAD ADONAI É UM SE NÓS PERGUNTÁSSEMOS PARA YOSSEF AKIVA E O PASTOR JOTINHA TERIAMOS ESTA RESPOSTA DADA POR YESHUA mas por enquanto espero a pizza kkkkkkkkkk te amo d+