15 de agosto de 2016

O Senhor é Rei dos Reis

Série: Fundamentos da Fé Cristã

Sermão ministrado na Igreja Cristã Despertar da Graça em 10/08/2016

1Tm 6.15; Apocalipse 19.1,16


Exórdio: No sermão anterior ministrei sobre o “Senhorio de Cristo”, enfatizando que para os gentios Jesus é KYRIOS. Hoje, demonstrarei que, além de Senhor, precisamos ter em mente que Jesus é também um Rei, aliás, Ele é o Rei dos Reis!
No Evangelho escrito por Marcos, lemos que depois da prisão de João “o Batista”, Jesus foi para a Galileia pregando o evangelho do Reino (Marcos 1.14). Vale a pena destacar que “Reino” foi uma das palavras mais ditas por nosso Senhor; portanto, é fundamental para todo cristão compreender o que vem a ser Reino e conhecer seus aspectos e implicações.

Curiosidade Bíblica: A expressão “Reino de Deus” aparece aproximadamente 50 vezes em Mateus, 16 vezes em Marcos, cerca de 40 vezes em Lucas, e três vezes em João. Constata-se a presença desta expressão em inúmeras parábolas, no sermão do monte, no ensino da oração do “PAI NOSSO”, em inúmeros discursos e até mesmo na cruz – (Lc 23.42).

O QUE É REINO DE DEUS? É um sistema de governo real estabelecido por Deus!

AS CARACTERÍSTICAS DO REINO

1.     É Superior a tudo o que existe neste mundo ► Ao ser interrogado por Pilatos, Cristo afirmou: “O meu Reino não é deste mundo”. (João 18.36)

2.     O Reino de Cristo é Absoluto ► Cristo reina não apenas sobre uma localidade, ele é Rei sobre toda a terra e céus – Daniel 4.32, Mateus 28.18 e 1 Pe 3.22

3.     O Reino de Cristo foi estabelecido para sempre ► No Brasil, por exemplo, o governo de um presidente dura 4 ou 8 anos, entretanto, o governo de Cristo têm duração eterna. Daniel 2.44
Ele não reinou e nem irá reinar, Ele REINA!

4.     Os súditos deste Reino são aqueles que fazem a vontade do Pai ► Medite nas palavras do governante deste Reino: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7.21)

5.     O Reino de Cristo é um reino de ponta-cabeça ► O Reino de Cristo é diferente de todos os reinos que já existiram e que ainda existem neste mundo. É um Reino cujos valores são paradoxais aos deste mundo! (Marcos 9.34,35)

6.     O Reino de Cristo não é exclusivista ► Marcos 9.38-40 – “Porque quem não é contra nós é por nós” // Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. (Lucas 9.56)



Peroração: Venha para o reino todos os que estão cansados e sobrecarregados!


Nenhum comentário: