13 de julho de 2016

É melhor ser podado do que cortado!

Salmo 1.3; 92.12-14

Sermão ministrado na Igreja Cristã Despertar da Graça em 10/07/2016

É de suma importância observar que, a Bíblia está repleta de figuras de linguagem, analogias, metáforas e alegorias. E estas são na verdade, recursos e simbologias utilizadas pelas Escrituras para comunicar algum conceito de modo mais profundo, criativo e bonito. Dentre as inúmeras analogias encontradas nas páginas sagradas, neste sermão, analisaremos detalhadamente apenas uma, das várias analogias que são atribuídas aos justos. Permita-me, apenas, a título de conhecimento, enumerar algumas das analogias (comparações) que as Escrituras fazem dos justos.

Os justos são comparados a:

a)    Sal da terra (Mateus 5.13)
b)    Luz do mundo (Mateus 5.14)
c)    Ovelhas (João 10)
d)    Etc.

Quero ressaltar neste sermão que, uma das analogias bastante utilizadas nas páginas sagradas para se referir aos justos, é a figura da árvore. Já no primeiro Salmo lemos que, os justos serão: “como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”. (1.3) e no salmo 92 está registrado: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano”. (12)
            No livro do profeta Jeremias, lemos algo semelhante: “Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”. (Jeremias 17.8 – King James atualizada)
            Antes de prosseguirmos, creio ser útil registrar que o Cedro do Líbano é uma árvore imponente. É símbolo de força e eternidade, por isso, foi escolhido como emblema da bandeira libanesa. Conta-se que nos 3 primeiros anos de vida, ele alcança apenas 5 centímetros de altura, mas já possui 1 metro e meio de raízes. Seu crescimento interior é bem maior que o exterior. Depois, cresce 20 centímetros por ano, chegando a 40 metros de altura. Seu desenvolvimento é lento, sem pressa, sem precipitação, mas não se pode detê-lo. Só a partir dos 40 anos é que o cedro produz sementes, mas pode viver centenas de anos. O cedro não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos.
                Dito isto, acredito que é necessário procurarmos então entender, qual é, ou melhor, quais são as utilidades de uma árvore.  

1.    Utilidades das árvores:
a)    Seguram o solo e impedem a erosão ► Ló em Sodoma (GN 18:23; 2 PE 2:6-9) (Noé em meio a uma geração perversa – GN 6:9 – EZ 14:14 – 2 PE 2:5)
b)    Fornecem sombra ► refugio (Atos 18:6-10)
c)    Têm matéria prima ► utilidade e quando vão, deixa o seu legado. (2TM 4:7)
d)    Geram frutos ► obras (Efésios 2:8-10 – João 15:16)
e)    Ajuda no combate a poluição ► produção de oxigênio (2 PE 2:5) - Pregoeiro

2.    Exemplos de homens cortados ► Texto: JD 1:12 à verbo DESARRAIGAR à Arrancar pela raiz ou com raízes; tirar inteiramente, extirpar ou extinguir de todo. MT 3:10 à O machado está posto à raiz.

a)    Saul ► Infrutífero – 1 SM 16:1
b)    Ananias ► Frutos defeituosos à Atos 5:2

Obs. Mateus 15.13  Ele, porém, respondendo, disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.

3.    Exemplos de homens podados à Pôr limites a; tirar os excessos de, dar forma

a)    Pedroà MT 26:75 - Atos 2:14-47
b)    Paulo ► Atos 9:4

4.    Benefícios da poda

a.    Corrigir o desenvolvimento anormal
b.    Limpeza e eliminação dos órgãos (galhos, folhas, flores e raízes) velhos, doentes, tortos ou improdutivos.
c.    Rejuvenescimento e avigoramento
d.    Controle e condução

Nunca se esqueçam: É melhor ser podado do que cortado! Que a graça de Deus continue superabundando em nossas vidas!


Nenhum comentário: